Pesquisar

Tudo o que você precisa saber sobre a Parvovirose Canina

Resumo

Uma doença pouco comentada entre tutores de cães, mas que pode se tornar um verdadeiro pesadelo, sua característica extremamente aguda e agressiva é responsável pela morte de milhares de cães todos os anos. A seguir, vamos aprender mais sobre o que é a parvovirose canina seu diagnóstico e tratamento.

O que é a Parvovirose Canina?

O parvovírus canino é o agente viral causador dessa doença, ele é extremamente resistente no ambiente e pode permanecer vários meses sobre roupas, comedores, calçados e qualquer outros objetos. Uma vez no organismo ele contamina as células com alta taxa de multiplicação, dentre elas as mais afetadas são as células intestinais provocando severos quadros de vômito e diarreia, sinais que são característicos da doença.

A Parvovirose Canina não é transmitida para seres humanos

Como ocorre a transmissão da parvovirose

A contaminação ocorre exclusivamente entre cães e furões não sendo possível que humanos e outros animais domésticos fiquem doentes. O vírus é eliminado junto com as fezes e por se tratar de um vírus não envelopado ele é extremamente resistente e pode permanecer infectante no ambiente por períodos maiores que seis meses após a sua eliminação.

A porta de entrada da contaminação ocorre através do contato direto do vírus com a mucosa oral ou nasal. Dentro do organismo o vírus atinge as células do intestino delgado que é o principal local em que ele se multiplica, sendo eliminado ali mesmo e saindo novamente nas fezes.

Como identificar que meu animal pode estar com Parvovirose?

Após 7 a 14 dias do contato com o vírus o animal começa a apresentar os sintomas, que iniciam de forma aguda e deterioram rapidamente o estado clínico do paciente, embora possa ocorrer em qualquer animal ela é extremamente comum em cães jovens de 3 a 12 meses de idade e que não tem o esquema vacinal completo. Além disso algumas raças como Dobermans e Rottweilers tendem a ficar consideravelmente mais debilitados quando comparados com outras raças.

Os sinais clínicos são extremamente agudos e graves e dentre eles podemos destacar:

      • Diarreia

      • Diarreia com sangue

      • Vômito

      • Hiper ou hipotermia

      • Apatia extrema

      • Falta de apetite

      • Anorexia

      • Desidratação intensa

      • Perda de peso

      • Mucosas secas

    Ao você notar que seu Pet tem um ou mais desses sinais você imediatamente deve procurar o auxílio do Médico Veterinário, uma vez o estado clínico do paciente tende a piorar vertiginosamente, principalmente devido ao acometimento gastrointestinal que é causada pelo parvovírus.

    Diagnóstico e tratamento

    O diagnóstico se baseia principalmente na avaliação clínica e nos exames laboratoriais. Dentre eles destacamos o teste rápido, que identifica o vírus diretamente nas fezes podendo ser usado até mesmo durante a consulta como um teste diagnóstico. Além disso o Veterinário pode pedir outros exames que o ajudaram na condução do caso como PCR específicos, avaliação sanguínea e ultrassonografia.

    Pelos sinais clínicos inespecíficos e que podem cursar com diversas outras doenças é extremamente importante que os passos diagnósticos sejam respeitados até a correta identificação da doença.

    O tratamento da parvovirose deve controlar os sinais clínicos e fortalecer o animal para que o sistema imune responda a infecção e elimine a doença. Fluidoterapia, antibióticos, antigástricos, antieméticos, suplementação vitamínica e alimentar são as bases do tratamento contra essa terrivel patologia. O paciente permanece internado por tempo indeterminado e geralmente é liberado quando os vômitos cessam e ocorre alimentação é espontânea.

    O prognóstico é reservado e a taxa de letalidade em cães internados é de em média 15% a 20%, sendo que quanto antes o tratamento iniciar maiores são as chances de sobrevivência do Pet.

    Por se tratar de uma doença contagiosa o paciente geralmente permanece em uma ala hospitalar destinada a receber animais com esse tipo de doença, assim evitando que outros cães se contaminem. Caso você suspeite que a parvovirose pode ter contaminado seu animal entre imediatamente em contato conosco, nossos Hospitais são preparados para fornecer o melhor tratamento nesses casos

    Como prevenir a contaminação.

    A parvovirose canina é extremamente grave e deteriora rapidamente a saúde do paciente. Mesmo com o tratamento veterinário instituído corretamente e em tempo hábil nem sempre ele é eficaz e em alguns casos o óbito pode ocorrer.

    O principal método de prevenção é a realização correta do protocolo de vacina polivalente (conhecidas também como vacinas V8 e V10), além disso a limpeza do ambiente contaminado com desinfetantes a base de hipoclorito de sódio é extremamente recomendada, uma vez que os normais podem não eliminar o parvovirus.

    A vacina deve ser aplicada por um médico veterinário e sua origem deve ser confiável, uma vez que o produto é muito perecível e requer cuidados especiais previamente a sua aplicação, além da parvovirose a vacina irá prevenir contra outras doenças como a Cinomose. O iPet trabalha com as melhores vacinas do mercado e tem um rigoroso controle de nos processos que envolvem o transporte e armazenamento da vacina. Você está procurando um local pra vacinar? Entre em contato conosco!

    Quer aprender mais sobre a parvovirose? Clique aqui para ver um vídeo bem didático sobre o assunto

     

    Achou esse conteúdo importante? Compartilha!
    Facebook
    Twitter
    Pinterest
    WhatsApp

    Não achou o que procurava?

    envie sua pergunta e contribua com nossa pagina! 😀

    Hospital Veterinário iPet 24h

    Online
    Oi, tudo bem? ❤️
    Você está na Central de Atendimento do Hospital Veterinário iPet 24h.

    Para iniciar nossa conversa escolha uma Unidade, clique:

    Atendimento 24 Horas

    Estamos prontos para atender seu Pet!

    Escolha a unidade mais Próxima: